JS SÁTÃO

Todos que acreditam em liberdade tão profundamente quanto nós o fazemos, preferiria morrer a viver de joelhos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Proposta à Assembleia Municipal - Cartão Jovem Municipal

Os meus respeitosos cumprimentos ao Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, aos Exmos. Srs. Secretários, ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara, aos Exmos. Srs. Vereadores, aos Exmos. Membros da Assembleia Municipal e a todos os demais presentes.

Num concelho tão envelhecido como o nosso, onde os jovens são obrigados a sair para procurarem emprego, cultura, estudos, estabilidade familiar e novas oportunidades, pois não são desenvolvidas pela nossa autarquia, urge a criação de políticas de juventude com vista a fixar e atrair mais jovens capazes de dar continuidade a este magnifico concelho.

Perguntamo-nos quais foram as Politicas de Juventude que já seguiram até hoje? Onde está o emprego? A educação? A Cultura? Os apoios ao jovens de Sátão, que tanto dão ao seu Concelho e que vêem sucessivamente o seu não reconhecimento

Perguntamo-nos se é assim que pretendem mudar a tendência de termos um concelho cada vez mais envelhecido relembrando que a juventude é o motor do desenvolvimento económico e social.

Qual é o pai que não deseja ver os seus filhos a crescer junto de si? Criar novas raízes junto dos seus?

Quantas não são as freguesias que provavelmente devido à sua população tão escassa e idosa vêm o seu futuro comprometido na próxima geração?

A JS Sátão acredita que apontar os defeitos não chega. Não é essa a política que os jovens querem. Queremos uma politica honesta, correcta e de mudança. Pois, nem toda a mudança leva ao progresso, mas todo o progresso exige mudança.

Vimos assim mostrar, mais uma vez que estamos atentos às necessidades dos jovens do nosso concelho querendo a JS Sátão propor a debate a criação do Cartão Jovem Municipal para incentivar o combate ao abandono e desertificação do nosso concelho.

Mais em Concreto:

1. O Cartão Jovem Municipal é uma iniciativa que concede aos jovens munícipes um conjunto alargado de vantagens que promovem a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto, a ocupação de tempos livres, as tecnologias de informação, descontos e vantagens em equipamentos, taxas e serviços, tais como aluguer de espaços desportivos, piscinas, cinema, entre outros.

2. Dirigido ao Jovens do Município com idade entre os 12 e os 30 anos tem também vantagens a nível nacional com: Descontos e vantagens em Pousadas de Juventude, cinema, comboios, autocarros, agências de viagem, eventos desportivos, museus e monumentos.

3. Na Europa existem cerca de 70.000 vantagens

Tem a particularidade de puder ser utilizado no município, em Portugal e na Europa.

Ao adoptarem o Cartão Jovem Municipal, os municípios participam num projecto integrado a nível nacional que conta com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em estreita colaboração com a MoviJovem.

Já no nosso distrito aderiram os Municípios de Moimenta da Beira, Mangualde, Cinfães, Tondela e vejamos que os resultados estão à vista.

No caso do SÁTÃO, podemos além das vantagens que já estão associadas a nível nacional e internacional, mais estas por exemplo:

O Cartão Jovem Municipal concederá descontos nas infra-estruturas e nos equipamentos desta Câmara:

a) Complexos Desportivos – 10%;

b) Cinema Municipal – 20%;

c) Todas as actividades de carácter desportivo, cultural ou outras promovidas ou com o patrocínio da autarquia – 20%;

d) Publicações do Município – 20%

e) Acesso a viagens e passeios promovidos pela Câmara Municipal ou em colaboração com as Juntas de Freguesia.

g) Inscrição para colóquios e seminários promovidos pela Câmara Municipal e/ou

Junta de Freguesia – 50%

2. O cartão Jovem Municipal concederá também descontos nos serviços prestados por esta Câmara Municipal,

2.1. Facturação do consumo de água – 30%.

a) Desde que o contrato esteja em nome do próprio;

b) Desde que o beneficiário tenha residência permanente no concelho de Sátão.

c) A redução na facturação da água aplica-se apenas àquela que se destina a uso doméstico.

d) A redução na facturação só se aplica ao valor de 15,00 € por factura, sendo que o desconto dos 30% irá incidir sobre esse valor, independentemente do valor final da factura.

e) O beneficiário da redução da água tem que obrigatoriamente fazer prova de que é proprietário ou arrendatário de casa, junto da Câmara, através dos documentos legalmente exigíveis.

3.2. Taxas da secção de obras – 10% sobre o valor final da taxa a liquidar (previsto no regulamento de taxas).

4. O Cartão Jovem Municipal concederá descontos nos serviços prestados pela Juntas de Freguesia, a seguir discriminados:

a) Autenticação de fotocópias – 10%;

b) Pedidos de atestados, certidões e declarações – 10%;

c) Pedidos de licenças e registos de animais – 20%

Assim, são evidentes os benefícios que os jovens poderiam usufruir e que seria uma mais-valia na criação de políticas dirigidas directamente aos jovens.

A JS Sátão espera que a sua proposta seja levada em conta, visto achar de extrema importância a criação do Cartão Jovem Municipal. Só assim poderemos ter uma juventude activa que cumpre o seu papel no desenvolvimento do nosso concelho.

O Coordenador da JS Sátão

Ricardo Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário