JS SÁTÃO

Todos que acreditam em liberdade tão profundamente quanto nós o fazemos, preferiria morrer a viver de joelhos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jantar-Magusto JS Penedono‏

Caros camaradas,

A Juventude Socialista de Penedono tem o prazer de convidar todas as concelhias do distrito de Viseu a visitar Penedono no próximo dia 13 de Novembro, com o seguinte programa:

19:00h - Encontro junto ao castelo e passeio pela vila de Penedono;
20:00h - Jantar (local e preço a designar);
21:30h - Degustação de castanhas assadas.

Caso estejam interessados em participar neste convívio gostaria que me informassem com a máxima brevidade (até dia 5/11) a fim de proceder à escolha do restaurante.
Penedono é um concelho essencialmente agrícola tendo como fruto de excelência a castanha, algo que merece da nossa parte divulgação e valorização.

O meu contacto telefónico é: 968193996.

Atenciosamente,
Tiago Vasconcelos, Coordenador da JS Penedono

Coordenador da JS Sátão é ouvido pela rádio Sátão, relativamente ao Cartão Municipal da Juventude.



Hoje dia 27, a Rádio Sátão emitiu as declarações do Coordenador da JS Sátão, Ricardo Santos, relativamente ao Cartão Municipal da Juventude.

Projecto que a JS Sátão entregou na Assembleia Municipal de Sátão, e que espera seja levada a sério, pela Assembleia e pelo Presidente da Câmara.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gabinete de Apoio ao Agricultor...


Gabinete de Apoio ao Agricultor... Câmara esta a negociar com governo central. JS Sátão mais uma vez atenta aos problemas do concelho.
www.radiosatao.com

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projecto de revisão constitucional do PS

Projecto de revisão constitucional do PS consagra emancipação jovem, igualdade de género e protecção das uniões de facto e reforça a escola pública

O projecto de revisão constitucional do Partido Socialista, aprovado na reunião conjunta da Comissão Política Nacional com o Grupo Parlamentar, caracteriza-se pela introdução de alterações pontuais ao texto da Constituição da República, assentes no intuito de oferecer maior estabilidade política e orçamental ao funcionamento das nossas instituições.

Simultaneamente, o projecto do PS reforça a defesa do nosso modelo de Estado social, evidenciando a recusa de desconstrução do Estado social nas áreas da saúde, educação e trabalho patentes no projecto do PSD.

Apesar de não ser este o momento adequado para proceder a uma revisão da Constituição, face à iminência de uma eleição para a Presidência da República, e não representando a Constituição qualquer obstáculo à resolução dos principais problemas que o País atravessa, o PS assume as suas responsabilidade na melhoria do texto da Lei Fundamental e apresentou hoje na Assembleia da República o seu projecto.

Entre outros aspectos, relativos ao sistema político, à estabilidade orçamental, ao reforço das autonomias regionais, à integração europeia e à defesa dos direitos fundamentais, o projecto do PS consagra ainda diversos objectivos políticos que têm vindo a ser prosseguidos pela JS:

• Previsão expressa no artigo 13.º da proibição da discriminação em função do género


• Consagração da emancipação e da participação cívica e política dos jovens nos objectivos das políticas de juventude


• Consagração constitucional das uniões de facto


• Previsão do carácter universal, gratuito e obrigatório do ensino secundário


• Garantia de direito de voto para imigrantes sem sujeição a reciprocidade nos países de origem


• Reforço dos mecanismos fiscais de protecção do ambiente


• Simplificação do regime de realização do referendo sobre a regionalização, suprimindo a obrigatoriedade de dupla pergunta

Podes consultar aqui o projecto do PS, bem como o texto em vigor da Constituição aqui.

Internet para todos em Sátão

Internet para todos em Sátão

Sátão Digit@l é um projecto vanguarda que o Município implementou no Concelho e onde pretende dotar todos os Munícipes com Internet gratuita. A Internet ocupa cada vez mais espaço no quotidiano das pessoas: no trabalho, no lazer, na educação.

A JS Sátão, dá os parabéns a Câmara Municipal pelo projecto. A JS não é uma força política do “bota a baixo”, e que sabe dar o devido valor as medidas boas para os jovens, e para todos os Satenses.

Esperamos agora que a Câmara Municipal, dê a todos os Satenses uma Internet digna, com velocidade, e que funcione devidamente.

Queremos deixar também uma proposta a Câmara Municipal, o Concelho de Sátão é um concelho, onde a maior parte da população não sabe utilizar a Internet. A JS sugere a Câmara que se façam acções de formação, que podem ser diurnas ou nocturnas, em que se ensine a utilizar a internet e também, o uso generalizado de todas as potencialidades do computador.

Mais uma vez, os parabéns a Câmara Municipal de Sátão pela iniciativa.

Coordenador da JS Sátão é ouvido pela rádio Sátão

Dia 19 de Outubro, o coordenador da Js sátão, fala na Rádio Sátão, sobre o 1º ano de mandato da JS Sátão.

Podem ouvir toda a mensagem em www.radiosatao.com

In Viseu Mais - JS de Sátão e Sernancelhe querem Cartão Jovem Municipal

As Juventudes socialistas de Sátão e Sernancelhe querem ver implantado o Cartão Jovem Municipal nos seus concelhos. Em propostas apresentadas nas respectivas Assembleias Municipais, referem as vantagens que esta medida pode trazer para a fixação dos jovens e para combater o envelhecimento, em concelhos onde os jovens são obrigados a sair para procurarem emprego, cultura, estudos, estabilidade familiar e novas oportunidades, pois “não são desenvolvidas pela nossa autarquia”, adiantando que “urge a criação de políticas de juventude com vista a fixar e atrair mais jovens”.

“Quantas não são as freguesias que provavelmente devido à sua população tão escassa e idosa vêm o seu futuro comprometido na próxima geração?”, questionam os jovens socialistas.

Os jotas propõem um debate a criação do Cartão Jovem Municipal para “incentivar o combate ao abandono e desertificação do dos concelhos”.

O Cartão Jovem Municipal é uma iniciativa que concede aos jovens munícipes um conjunto alargado de vantagens que promovem a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto, a ocupação de tempos livres, as tecnologias de informação, descontos e vantagens em equipamentos, taxas e serviços, tais como aluguer de espaços desportivos, piscinas, cinema, entre outros.

Dirigido ao Jovens do Município com idade entre os 12 e os 30 anos tem também vantagens a nível nacional com: Descontos e vantagens em Pousadas de Juventude, cinema, comboios, autocarros, agências de viagem, eventos desportivos, museus e monumentos.

Na Europa existem cerca de 70.000 vantagens.

Para as JS de Sátão e Sernancelhe “ao adoptarem o Cartão Jovem Municipal, os municípios participam num projecto integrado a nível nacional que conta com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em estreita colaboração com a MoviJovem”.

Os jovens socialistas lembram que no distrito de Viseu já aderiram os Municípios de Moimenta da Beira, Mangualde, Cinfães e Tondela, com resultados muito positivos.


http://viseumais.com/viseu/?p=5810

Proposta à Assembleia Municipal - Cartão Jovem Municipal

Os meus respeitosos cumprimentos ao Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, aos Exmos. Srs. Secretários, ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara, aos Exmos. Srs. Vereadores, aos Exmos. Membros da Assembleia Municipal e a todos os demais presentes.

Num concelho tão envelhecido como o nosso, onde os jovens são obrigados a sair para procurarem emprego, cultura, estudos, estabilidade familiar e novas oportunidades, pois não são desenvolvidas pela nossa autarquia, urge a criação de políticas de juventude com vista a fixar e atrair mais jovens capazes de dar continuidade a este magnifico concelho.

Perguntamo-nos quais foram as Politicas de Juventude que já seguiram até hoje? Onde está o emprego? A educação? A Cultura? Os apoios ao jovens de Sátão, que tanto dão ao seu Concelho e que vêem sucessivamente o seu não reconhecimento

Perguntamo-nos se é assim que pretendem mudar a tendência de termos um concelho cada vez mais envelhecido relembrando que a juventude é o motor do desenvolvimento económico e social.

Qual é o pai que não deseja ver os seus filhos a crescer junto de si? Criar novas raízes junto dos seus?

Quantas não são as freguesias que provavelmente devido à sua população tão escassa e idosa vêm o seu futuro comprometido na próxima geração?

A JS Sátão acredita que apontar os defeitos não chega. Não é essa a política que os jovens querem. Queremos uma politica honesta, correcta e de mudança. Pois, nem toda a mudança leva ao progresso, mas todo o progresso exige mudança.

Vimos assim mostrar, mais uma vez que estamos atentos às necessidades dos jovens do nosso concelho querendo a JS Sátão propor a debate a criação do Cartão Jovem Municipal para incentivar o combate ao abandono e desertificação do nosso concelho.

Mais em Concreto:

1. O Cartão Jovem Municipal é uma iniciativa que concede aos jovens munícipes um conjunto alargado de vantagens que promovem a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto, a ocupação de tempos livres, as tecnologias de informação, descontos e vantagens em equipamentos, taxas e serviços, tais como aluguer de espaços desportivos, piscinas, cinema, entre outros.

2. Dirigido ao Jovens do Município com idade entre os 12 e os 30 anos tem também vantagens a nível nacional com: Descontos e vantagens em Pousadas de Juventude, cinema, comboios, autocarros, agências de viagem, eventos desportivos, museus e monumentos.

3. Na Europa existem cerca de 70.000 vantagens

Tem a particularidade de puder ser utilizado no município, em Portugal e na Europa.

Ao adoptarem o Cartão Jovem Municipal, os municípios participam num projecto integrado a nível nacional que conta com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em estreita colaboração com a MoviJovem.

Já no nosso distrito aderiram os Municípios de Moimenta da Beira, Mangualde, Cinfães, Tondela e vejamos que os resultados estão à vista.

No caso do SÁTÃO, podemos além das vantagens que já estão associadas a nível nacional e internacional, mais estas por exemplo:

O Cartão Jovem Municipal concederá descontos nas infra-estruturas e nos equipamentos desta Câmara:

a) Complexos Desportivos – 10%;

b) Cinema Municipal – 20%;

c) Todas as actividades de carácter desportivo, cultural ou outras promovidas ou com o patrocínio da autarquia – 20%;

d) Publicações do Município – 20%

e) Acesso a viagens e passeios promovidos pela Câmara Municipal ou em colaboração com as Juntas de Freguesia.

g) Inscrição para colóquios e seminários promovidos pela Câmara Municipal e/ou

Junta de Freguesia – 50%

2. O cartão Jovem Municipal concederá também descontos nos serviços prestados por esta Câmara Municipal,

2.1. Facturação do consumo de água – 30%.

a) Desde que o contrato esteja em nome do próprio;

b) Desde que o beneficiário tenha residência permanente no concelho de Sátão.

c) A redução na facturação da água aplica-se apenas àquela que se destina a uso doméstico.

d) A redução na facturação só se aplica ao valor de 15,00 € por factura, sendo que o desconto dos 30% irá incidir sobre esse valor, independentemente do valor final da factura.

e) O beneficiário da redução da água tem que obrigatoriamente fazer prova de que é proprietário ou arrendatário de casa, junto da Câmara, através dos documentos legalmente exigíveis.

3.2. Taxas da secção de obras – 10% sobre o valor final da taxa a liquidar (previsto no regulamento de taxas).

4. O Cartão Jovem Municipal concederá descontos nos serviços prestados pela Juntas de Freguesia, a seguir discriminados:

a) Autenticação de fotocópias – 10%;

b) Pedidos de atestados, certidões e declarações – 10%;

c) Pedidos de licenças e registos de animais – 20%

Assim, são evidentes os benefícios que os jovens poderiam usufruir e que seria uma mais-valia na criação de políticas dirigidas directamente aos jovens.

A JS Sátão espera que a sua proposta seja levada em conta, visto achar de extrema importância a criação do Cartão Jovem Municipal. Só assim poderemos ter uma juventude activa que cumpre o seu papel no desenvolvimento do nosso concelho.

O Coordenador da JS Sátão

Ricardo Santos

sábado, 16 de outubro de 2010

MENSAGEM DO COORDENADOR

O meu mandato como Coordenador da JS Sátão, está a fazer já um ano, e é com orgulho e satisfação, que vejo todos os objectivos propostos a quando da minha candidatura já atingidos.

Foi um ano difícil, pois tivemos de organizar toda a estrutura da JS, criar novos instrumentos de divulgação e informação. Temos a funcionar, o nosso blog http://jssatao.blogspot.com, a página no Facebook, temos o nosso correio electrónico da JS, pronto a responder a todas as dúvidas e sempre disponível para ouvir novas ideias, Jssatao@hotmail.com.

Conseguimos duplicar os nossos militantes no Concelho, apensar de todas as dificuldades, o medo que os jovens têm de dizerem que são socialistas, medo que os seus pais, sofram represálias e que tenham o seu futuro comprometido, sempre com o mesmo medo “e depois, nunca mais arranjo trabalho no Sátão”.

Tivemos a visita do ex-líder nacional da JS, Duarte Cordeiro, que também é deputado na Assembleia da Republica, que veio conhecer de perto a realidade do concelho, e dar força a JS para continuar o seu trabalho.

O debate “Liberdade e Cidadania”, que foi a primeira grande iniciativa da JS Sátão, onde tivemos a presença de vários deputados, e membros do PS, que não vou citar, pois foram muitos e tenho medo de me esquecer de algum.

As propostas da JS Sátão, que tentamos ser sempre sérias e viáveis, propor sempre com um carácter construtivo, e com o objectivo de melhorar o Sátão, como foi o caso do “Concelho Municipal da Juventude” e do “Gabinete de apoio ao Agricultor”.

A participação da JS nos meios de comunicação Social, como é exemplo da Rádio Sátão, Jornal “Caminho”, Jornal “Gazeta de Sátão”, Jornal “Noticias do Paiva”, o Jornal on-line “Mais Viseu”, a todos eles o meu obrigado, porque estão a ajudar o Sátão a melhorar.

Temos a participação no Congresso Nacional da JS, que foi sem dúvida uma mais-valia, para criar dinâmica e adquirir conhecimento, para melhor servir a Juventude de Sátão.

Existem muitas mais actividades, mas não posso estar aqui a enumerar todas, ficam estas como exemplo do que penso ser um bom trabalho da Juventude Socialista de Sátão.

Tenho a honra de, ao longo deste tempo de JS, ter partilhado muitos momentos de alegria, de muita salutar discussão e debate com muitas pessoas de grande valor humano, social e político. E não posso terminar a minha mensagem sem agradecer em especial a algumas pessoas, que me neste mundo da politica pelos jovens me têm ajudado de forma particular, quer ajudando na elaboração das propostas, quer estando presentes sempre que a JS Solicita, e mais que tudo, dando o apoio do conhecimento e do transmitir confiança nos momentos menos bons. Ao Rafael Guimarães (Coordenador da Federação da JS Viseu), Pedro Sengo (Presidente da Comissão Politica da JS Federação Viseu), Ricardo Bernardo (Coordenador da JS Moimenta da Beira), César Monteiro (Membro da JS Sátão), Dr. Ana Albuquerque (Membro da Assembleia Municipal de Sátão pelo PS), Dr. Acácio Pinto (Deputado da Assembleia da Republica pelo PS), Armando Cunha (Presidente da Junta de Sátão).

Não podemos agradar a todos, mas respeitamos todos os pontos de vista que sejam sérios e produtivos.

Termino com uma citação de JFK, que foi usada por Rafael Guimarães no nosso Congresso Distrital, e que espelha bem o que deve ser a nossa missão.

“Há quem olhe para a realidade que o rodeia e pergunte: Porquê? Eu sonho com o que não existe e pergunto: Porque não?!”

O Coordenador da JS Sátão

Ricardo Joel Rodrigues dos Santos

PS: É importante não ter medo, sei que nem sempre é fácil dar a cara, mas é preciso nunca esquecer como é bom ter a consciência tranquila, e sentir missão cumprida.