JS SÁTÃO

Todos que acreditam em liberdade tão profundamente quanto nós o fazemos, preferiria morrer a viver de joelhos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Livro Branco da Juventude: convite à participação das Associações


Se cada Associação contribuir para o Livro Branco da Juventude teremos mais de 1.800 propostas!
Associativismo Data:
02-11-2011 a 29-02-2012
«O Livro Branco da Juventude é uma oportunidade única para todas as associações juvenis contribuírem para a definição de uma Estratégia Global e um Plano de Ação para a Juventude. Participar, em representação dos nossos associados, faz parte da nossa missão! As associações juvenis conhecem bem as realidades da Juventude, as suas necessidades, interesses e acima de tudo, o seu potencial de construção de soluções. Vamos partilhar este conhecimento e contribuir ativamente para as políticas de Juventude em Portugal!» Andreia Henriques, Embaixadora do Ano Internacional da Juventude

Associa-te ao Livro Branco da Juventude!

Considerando a importância do Livro Branco da Juventude, na definição a nível nacional de uma Estratégia Global e de um plano de ação na área da Juventude e o papel das associações de jovens, enquanto expoente de cidadania e de participação, o Instituto Português da Juventude incentiva as associações a assumir uma posição particularmente ativa nas tomadas de decisão e politicas de juventude futuras, no quadro do diálogo estruturado que vem sendo desenvolvido.

Nesse sentido, incitamos as associações a darem o seu contributo, quer do ponto de vista coletivo (criando o espaço para encontro, reflexão e formulação de propostas concretas deliberadas pelos órgãos sociais), quer do ponto de vista individual, divulgando e difundindo este instrumento junto dos seus associados, para que estes, a título particular, possam também partilhar as suas ideias e apresentar propostas nas diversas áreas do Livro Branco da Juventude (recordamos áreas como Educação e Formação, Emprego e Empreendedorismo, Participação Cívica, Emancipação Jovem, Voluntariado e Associativismo, entre outras).

Dado o seu papel interventivo na sociedade, desafiamos ainda as associações de jovens a assumirem uma função determinante na divulgação deste mecanismo participativo, através do desenvolvimento de ações de divulgação junto das comunidades onde atuam, assim como por via de ligações nos seus sítios on-line.

Lançamos então o repto: que a cada associação corresponda um contributo no Livro Branco da Juventude!

Se observarmos o universo das associações inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), atingir essa meta corresponderá mais de 1.800 propostas provenientes do movimento associativo juvenil. Temos a certeza que tal será possível e para isso é fundamental a vossa participação.

Contamos com a colaboração de todos para uma política de juventude. Constrói o teu futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário