JS SÁTÃO

Todos que acreditam em liberdade tão profundamente quanto nós o fazemos, preferiria morrer a viver de joelhos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ouvir e Saber ouvir

Conseguir ouvir os outros, ouvir aqueles que não pensam como nós, pessoas que emitem opiniões de que discordamos, é qualidade do verdadeiro democrata.

Todas as pessoas têm o direito de se expressar, mesmo que não defendam muitas das nossas posições, têm todo o direito de dizer sim ou não, concordar ou discordar.

É que anda por aí muita gente por esse mundo fora, que pensa que só o que eles pensam é que é verdade e que nada, absolutamente nada se lhe pode opor. Ninguém pode discordar deles, porque só eles são os únicos detentores da verdade.

E maravilhoso ver como se enfurecem quando alguém os contradiz ou deles discorda. Detentores exclusivos da verdade, assim o pensam, ei-los a utilizar toda a lábia de que dispõem para fazer vingar a “sua verdade”.

A maior parte das vezes usam argumentos sem consistência, sem sinceridade e o que é pior sem verdade. Fazem habilidades, e maroscas para que seja sua a “Verdade”.

A consciência saiu de moda, tal como os valores, nada mais interessa a não ser levar avante as “Verdades”. Existe simplesmente o interesse, o valor da nação, do distrito, do concelho, nada interessa.

A juventude felizmente, está cada vez mais atenta, está cada vez mais capaz, tem cada vez força, e penso sinceramente, que todos os jovens não vão deixar que este mal se torne também no seu mal.

A vontade e a força de querer uma mudança, de querer mudar vai ser mais forte, e os valores, os ideais, a moral, não vão deixar de ter valor.

Vamos ter de deixar o medo, vamos ter coragem e não deixar que as “Verdades”, sejam impostas de qualquer forma e feitio, e tentar mostrar custe o que custar a VERDADE.

Ricardo Santos – Coordenador da JS Sátão

Sem comentários:

Enviar um comentário