O ano de 2013 foi oficialmente designado como o Ano Europeu dos Cidadãos. Vinte anos após a introdução da cidadania da União Europeia, no Tratado de Maastricht, este Ano Europeu centra-se não só nas metas sociais já alcançadas, como nas expectativas dos cidadãos para o futuro.
Proposto pela Comissão Europeia e aceite pelo Conselho e Parlamento Europeu, o Ano Europeu dos Cidadãos irá promover ao longo do ano civil de 2013 uma série de eventos para elucidar as pessoas sobre os seus direitos enquanto cidadãos europeus.
O ano de 2013 será também o ano em que a Comissão adotará a próxima edição do Relatório sobre a Cidadania da União Europeia, no qual serão apresentadas novas iniciativas específicas para eliminar os obstáculos que ainda impedem os cidadãos de exercerem plenamente os seus direitos.
O Ano Europeu dos Cidadãos será também uma boa oportunidade para organizar um amplo debate sobre o futuro da UE. Os debates irão ter lugar em toda a União ao longo de 2013, um ano antes das eleições para o Parlamento Europeu.
Todos os cidadãos podem participar nestas iniciativas em: