JS SÁTÃO

Todos que acreditam em liberdade tão profundamente quanto nós o fazemos, preferiria morrer a viver de joelhos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Castaínço um Magusto da JS Penedono, JS Sátão esteve lá...


No passado dia 26 de Novembro realizou-se em Castaínço um Magusto Convívio organizado pela Juventude Socialista de Penedono. A iniciativa juntou cerca de 30 simpatizantes e militantes socialistas, entre os quais o deputado Acácio Pinto.
Este evento ajudou a promover alguns produtos típicos do concelho, principalmente a
castanha (que se serviu assada) e a compota de castanha da Adélia (muito apreciada entre os participantes). Enquanto decorria a degustação dos sabores, os vereadores socialistas, Pedro Baldaia e Eugénio Proença, apresentaram o panfleto (a distribuir pelos habitantes do concelho em breve) onde constam as propostas socialistas apresentadas ao longo do ano. Paralelamente, os jovens dos distritos de Viseu e Guarda distribuíram a primeira edição do “Beirão Socialista”, jornal que visa aproximar e partilhar informação entre as duas estruturas. O salutar convívio possibilitou discutir a actual situação política do país, com ênfase na reforma administrativa prevista que, decerto, deixará a sua marca no concelho.
Também estiveram presentes os Presidentes das Federações Distritais da JS de Viseu (Rafael Guimarães), Guarda (Pedro Rebelo) e Coimbra (Rui Duarte) e camaradas da Beira Alta, dos concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde, Sátão, Moimenta da Beira, Santa Comba Dão e Trancoso.
Mais uma vez a JS Sátão fez questão de estar presente, pois as boas iniciativas têm que ser sempre apoiadas.
Obrigado a JS de Penedono, e ao seu coordenador Tiago Vasconcelos pelo carinho e amizade que sempre demonstram.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DRV-ANJAS


Decorreu no passado dia 19 de Novembro, em Santa Comba Dão, o Fórum Política Autárquica e Poder Local, organizado pela Federação da Juventude Socialista de Viseu.O dia iniciou-se pela habitual sessão de abertura e desde logo se passou à tomada de posse da Comissão Instaladora da Delegação Regional de Viseu da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, DRV – ANJAS.Comissão Instaladora da DRV-ANJAS:
Luís Carlos Silva Soares - Presidente
Fernando Beja Correia
Catarina Trindade Homem Ferreira
José Carlos Amaral Botelho
José Pedro Esteves Gomes
Liliana Raquel dos Santos Assis
Luís Carlos de Sousa Tavares
Marcos Ruben Monteiro Vieira
Liliana Silva Pinto
O Presidente da Comissão Instaladora, Luis Soares, durante a sua intervenção realçou a importância desta estrutura agora criada, para a formação dos jovens no panorama autárquico. Ao mesmo tempo que se reforçou um profundo trabalho da Juventude Socialista, nesta matéria, para os próximos dois anos.O Secretário Geral da Juventude Socialista, Pedro Delgado Alves, foi o orador do painel “Políticas Municipais de Juventude” e o Dr. José Junqueiro do painel “A Organização Administrativa e o Poder Local”. Após a explanação seguiu-se um intenso debate, pelo que desde logo ficou garantido que a estes debates outros se seguirão.Na sessão de encerramento marcou presença o Presidente da Federação do Partido Socialista, Dr. João Azevedo.

domingo, 20 de novembro de 2011

Beirão Socialista


O que é o “Beirão Socialista”?

O “Beirão Socialista” é um “Jornal” criado por um grupo de jovens beirões com o intuito de promover uma ligação próxima entre as estruturas da Juventude Socialista dos distritos de Viseu e da Guarda.

Este será um espaço onde se divulgarão as actividades passadas e futuras realizadas tanto a nível nacional, como distrital e concelhio, com a participação dos militantes e simpatizantes dos dois distritos.

O "Beirão Socialista " reconhece o pluralismo e a diversidade enquanto pilares fundamentais na realização da Democracia Cultural, Económica, Social e Participativa. A afirmação dessa diversidade deve ser feita numa base de respeito e tolerância.

Na prossecução dos objectivos do “Beirão Socialista” este será um espaço aberto a todas as concelhias e a todos os membros da JS de ambos os distritos, independentes, e representantes da sociedade civil.

domingo, 13 de novembro de 2011

Novos Orgãos JS Sátão 2011-2013

Mesa da Assembleia Concelhia


Presidente da Mesa – Daniela Pina Ferreira - Sátão

1º Secretário – César Augusto Fria Monteiro – Ferreira de Aves

2ª Secretária – Tânia Sofia Figueiredo Pessoa – Mioma

Suplentes

Bruno Miguel Ferreira Martins Pereira – Sátão

Ioana Sofia Monteiro dos Santos – Sátão

Eduardo Cristovão de Almeida Silva – Mioma

Representante da JS na CPC do PS


Rui Pedro Pereira Almeida – Sátão

Daniela Pina Ferreira – Sátão

Ricardo Joel Rodrigues dos Santos – Ferreira de Aves

Luís Manuel Fonseca Saraiva – Mioma

André da Silva Rebelo – Sátão

Eduardo Cristovão de Almeida Silva – Mioma

Secretariado da Concelhia


Coordenador – Ricardo Joel Rodrigues dos Santos – Ferreira de Aves

Luís Manuel Fonseca Saraiva – Mioma

Flávia Carvalho Félix Almeida – Rio de Moinhos

André da Silva Rebelo - Sátão

Sofia Alexandra Almeida Ribeiro – Sátão

Flávio da Silva Pereira - Mioma

Ricardo Jorge de Almeida Sousa – São Miguel de Vila Boa

Patrícia Filipa Mendes Marques – Sátão

José Carlos Fernandes Oliveira – Sátão

Sara Isabel Lopes Rodrigues - Sátão

Rodrigo Duarte da Costa Magalhães – Ferreira de Aves


Queremos marcar as políticas concelhias através das seguintes prioridades de acção:

1 – Urge a criação do Concelho Municipal de Juventude, instrumento que vai dar voz aos jovens junto de quem tem o poder de decidir.

2- Intervenção nas Escolas, é inadiável o debate permanente com os jovens, pois só assim representaremos na realidade as suas preocupações em matéria de Política Educativa, Acção Social.

3. O Emprego e a Habitação são, intemporalmente, os dois pilares que sustentam o processo de Autonomização/Emancipação de qualquer jovem, o que significa que, no actual contexto de crise económico-financeira mundial, os jovens em fase de transição para a vida adulta têm de ver garantidos estes elementos básicos de auto-sustentação e realização pessoal.

4. O incentivo ao Empreendedorismo jovem e a aposta na formação profissional devem ser vistos como 2 eixos de combate ao desemprego jovem pelos centros de decisão locais. Exigimos que os organismos públicos tenham tolerância zero para a contratação precária e apresentaremos propostas políticas que reforcem a empregabilidade dos jovens no concelho.

Este é um compromisso cívico que assino com os jovens do concelho de Sátão, não hesitarei em denunciar e perseguir visões retrógradas das políticas públicas de Juventude que não respeitem em nada o estatuto social dos jovens portugueses; somos plenos cidadãos europeus num mundo global, embaixadores da cultura portuguesa e visionários do futuro para a nossa comunidade, para a nosso concelho.

A Reforma da Administração Local



Sábado, às 21h00, na FNAC em Viseu.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fórum: Política Autárquica e Poder Local


Car@ Camarada,

No próximo dia 19 de Novembro a Federação da JS de Viseu irá realizar em Sta Comba Dão o Fórum " Política Autárquica e Poder Local". Num momento delicado como actual, em que debate a fusão e extinção de freguesias, diminui no orçamento de estado as verbas destinas às Câmaras Municipais, e se exige responsabilidade ao autarcas, entre outros assuntos delicados, é importante a Federação da JS de Viseu debater e reflectir sobre as diversas mudanças que se sentem e sentirão a nível local e regional.

De referir que durante a manhã irá ter lugar a tomada de posse da comissão instaladora da delegação regional de Viseu da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas(ANJAS).

É importante a participação de todos, pois é nestas alturas que a JS deve ser a primeira a dar o exemplo, e a voz crítica do partido.Porque passa nós, jovens,e socialistas, a mudança necessária!

Contamos contigo, mobiliza a tua Concelhia!

Saudações Jovens Socialistas,

Secretariado da Federação da JS Viseu

AO QUE ISTO CHEGOU…

Temos tido a oportunidade de assistir ao afundar do ”Barco” impávidos e serenos em primeira fila. Uma opinião facilmente partilhável por toda a imprensa estrangeira e nacional.

Este comportamento recente do Povo português começa a dar-me calafrios, náuseas e outros sintomas que prefiro não identificar.

Antigamente, todo e qualquer mal que existia no País e no mundo era culpa do Partido Socialista, em parte até concordo, porque nem tudo o que o antigo governo fez foi bom. Mas este estado de graça, que este governo ainda continua a ter, mostra a completa incoerência da Povo de hoje.

No passado recente, ninguém viu a crise internacional, ninguém viu a onda gigante do mercado especulativo a atingir a economia, não existia a crise da Irlanda, nem da Grécia e os nossos vizinhos não tinham qualquer crise nem o maior desemprego de sempre. Nada existia…

Eleições passadas, e o dr Passos e o troglodita dr. Miguel Relvas, perdoem-me mas não consigo apelidá-lo de nada menos que isso, descobriram todos os males que atrás referi.

Pacto assinado com a Irmandade “Troika”, e do meu ponto de vista acho que muito bem, penso que os partidos verdadeiramente democráticos perceberam a real situação e para evitar um mal maior…

Indignação, uma gritaria pegada… E acalmou a coisa…(Mas o PS continuava a ser o mau, e o único responsável pelo descalabro, desde 1990 até hoje…)

Agora vem a parte que não entendo, o actual governo, faz mil e uma aos portugueses, está a ser mais Troika que a própria Troika, inventa desvios… desculpa madeiras, aparecem Barões Laranjas em tudo o que é corrupção e aldrabice… E o que faz o Povo?… NADA, SIMPLESMENTE NADA…

Não existe uma voz unida e forte contra o rumo que o País está a levar… É triste o próprio governo convidar os portugueses mais jovens e desempregados a emigrar, para tal mostrando uma suposta grande vantagem para os próprios, e para as suas famílias. AO QUE ISTO CHEGOU.

O dever do povo e julgar… É AJUDAR, a criar um país mais justo, mas solidário, mais capaz e, acima de tudo, não ser como a avestruz e não meter a cabeça na areia.