Dr. António Arnaut, como todos sabem, é o pai do SNS, e veio ao auditório do Hospital Central de S. Teotónio, mostrar a importância do SNS, e a importância dá sua existência.
Fernando Gonçalves, jovem advogado, ex-Presidente da Associação Académica de Coimbra, é o rosto que o Novos Horizontes apresentou para introduzir e justificar a conferência. Fez a sua missão com sabedoria e talento perante um público para além do PS, ora à sua esquerda, ora à sua direita.
Fernando Gonçalves é um amigo da JS Sátão, e mais que tudo um modelo, quer a nível político como a nível humano.
António Arnaut defendeu a sua "dama" no contexto ético que decorre de um pensamento livre. Afirmou a unanimidade do direito à saúde afirmada e vestida de lei pelos Deputados Constituintes. Recordou a aprovação, por proposta sua, enquanto ministro da república, do SNS com os votos do PS e da esquerda contra a vontade da direita. Revelou a tentativa da sua revogação por Pinto Balsemão e alguns "pecadilhos" do próprio PS.
A JS Sátão Agradece mais uma vez o convite, e deixa o agradecimento ao Clube novos Horizontes e ao Grande orador Dr. António Arnaut.